Um elogio pode iluminar o dia de qualquer pessoa, independentemente da idade — um “bom trabalho” de um pai após um jogo de baseball (independente de vencer ou perder) ou um “ótimo trabalho” de um chefe após uma apresentação pode levantar o ânimo de alguém.
No entanto, algumas pessoas passaram pela infância recebendo poucos elogios verbais (ou literais) e reconhecimentos.
“Elogios e reforço positivo dos pais são fundamentais para a construção da autoestima, confiança e senso de valor de uma criança”, diz Dr. Ernesto Lira de la Rosa, Ph.D., psicólogo e consultor de mídia da Hope for Depression Research Foundation. “Quando as crianças raramente recebem elogios, podem crescer sentindo-se não reconhecidas ou desvalorizadas, o que pode influenciar a forma como elas se veem e interagem com os outros.”
Essa falta de reconhecimento pode se manifestar em comportamentos identificáveis na vida adulta. Dr. Lira de la Rosa e outros três psicólogos compartilham traços comuns de adultos que raramente foram elogiados quando crianças.
10 Características Comuns de Adultos que Não Receberam Muitos Elogios na Infância
1. Baixa autoestima
Baixa autoestima é um traço clássico em pessoas que não receberam muitos elogios na infância.
“Adultos que não foram elogiados quando crianças podem ter dificuldades com sua autoestima”, diz Dr. Lira de la Rosa. “Eles podem sentir que não são bons o suficiente ou capazes de ter sucesso, internalizando a ausência de elogios como um sinal de que não têm valor.”
2. Falta de motivação
Duas perguntas rápidas do Dr. Connally Barry Psy.D., psicólogo licenciado da Thriveworks: Já trabalhou arduamente em um projeto, apresentação ou tarefa, para seu chefe dizer apenas que foi ‘ok’? Quais são as chances de você fazer isso novamente?
“Muitas vezes, adultos que não receberam elogios na infância têm dificuldade em encontrar entusiasmo e esforço porque acreditam que não serão recompensados,” diz Dr. Barry.
3. Dificuldade em aceitar elogios
Pode parecer contraditório, mas faz sentido.
“A dificuldade [de aceitar elogios] é causada pela falta de experiência em recebê-los, além da baixa autoestima”, diz Dr. Brett Biller, Psy.D., diretor do Programa de Saúde Mental Juvenil da Audrey Hepburn Children’s House no Hackensack University Medical Center. “Embora o adulto possa apreciar o elogio, internalizar a intenção do mesmo é difícil, e alguns adultos até sentem que não são merecedores do reconhecimento.”
4. Dependência de elogios
Dr. Biller diz que adultos podem buscar constantemente a validação externa que faltou na infância.
Porém, ironicamente, “apesar de buscar elogios, muitos adultos que o fazem continuam tendo dificuldade em aceitar os elogios que solicitaram”, explica ele.
5. Dificuldade em celebrar conquistas pessoais
Pessoas que não receberam muitos elogios quando crianças podem ter dificuldade quando outros celebram seus feitos e podem ter problemas em comemorar suas próprias conquistas.
“Sem ter sido elogiados na infância, alguns adultos têm dificuldade em celebrar suas conquistas,” diz Dr. Lira de la Rosa. “Eles podem minimizar os sucessos ou sentir culpa ao reconhecê-los, já que não estão acostumados a receber reconhecimento.”
6. Atitudes pessimistas
Após uma infância com pouca positividade, essa atitude é compreensível.
“Como as derrotas eram mais frequentemente apontadas do que as vitórias, eles podem projetar isso em suas vidas como um todo,” diz Dr. Wendy Walsh, Ph.D., especialista em relacionamentos do DatingAdvice e professora de psicologia. “O verdadeiro pessimismo é parcialmente genético, mas esse gene precisa ser ativado pelo ambiente.”
7. Perfeccionismo
Perfeição é impossível de alcançar, mas pessoas raramente elogiadas na infância podem sentir a necessidade de persegui-la.
“Sem reforço positivo regular, alguns adultos compensam buscando a perfeição em todas as áreas da vida,” diz Dr. Lira de la Rosa. “Eles podem acreditar que apenas resultados perfeitos lhes trarão a validação que nunca receberam. Esse traço, no entanto, pode levar ao esgotamento e ansiedade.”
8. Dificuldades sociais
Habilidades sociais são importantes para o sucesso em várias áreas. Baristas da vizinhança são rostos amigáveis — o mesmo vale para nossos bancários locais. Dr. Barry diz que elogios ajudam a construir relacionamentos e são fundamentais para conexões saudáveis.
“Sem aprender a troca adequada de elogios durante o crescimento, seus comentários podem parecer estranhos ou inautênticos, impedindo a formação de conexões sociais,” diz Dr. Barry.
9. Dificuldade em escolher parceiros
Problemas em formar conexões genuínas também podem afetar a vida pessoal.
“No fundo, pessoas que não foram adoradas por seus pais na infância não conseguem conceber que um parceiro romântico adulto possa adorá-las,” diz Dr. Walsh. “O amor não é sobre encontrar felicidade, mas sobre encontrar o familiar. Eles podem escolher alguém que os trate como seus pais os trataram.”
10. Sensibilidade
Dr. Walsh diz que pessoas que raramente receberam elogios podem se tornar adultos “sensíveis”.
“Pessoas que não foram elogiadas quando crianças podem se tornar altamente sensíveis à crítica na vida adulta,” diz ela. “Eles podem perceber até o comentário mais inofensivo como um ataque, tornando difícil manter amizades autênticas.”
Como Encontrar Validação Interna Após uma Infância Sem Elogios
1. Pratique a autocompaixão
Aprenda a se tratar como você merecia ser tratado quando criança.
“Aprender a se dar os elogios e a validação que você não recebeu na infância é essencial,” diz Dr. Lira de la Rosa.
2. Exercício físico
Falar — consigo ou com um terapeuta — é útil. Porém, ações também são importantes, como se engajar em atividades físicas.
“A atividade física tem sido eficaz para induzir a produção de hormônios que melhoram sentimentos positivos e autoestima,” diz Dr. Biller.
3. Reparação
“Autoestima baixa é um monstro pernicioso e abrangente,” diz Dr. Barry. “Encontrar seu caminho através dela com terapia e interações sociais positivas é vital para o processo de recuperação.”