Monday, October 7, 2024
spot_img
InícioDestaquesACLU da Flórida prepara processo contra campanhas estatais sobre aborto por uso...

ACLU da Flórida prepara processo contra campanhas estatais sobre aborto por uso indevido de verbas públicas

TALLAHASSEE, Flórida — Um processo está a caminho. Advogados da ACLU da Flórida (União Americana pelas Liberdades Civis) anunciaram na quarta-feira que vão processar uma agência estadual por uso indevido de dinheiro público para influenciar eleitores sobre o acesso ao aborto.

Em uma coletiva de imprensa virtual, a equipe jurídica afirmou que desafiaria a Agência de Administração de Saúde do estado, acusando-a de usar fundos estatais de forma inadequada ao veicular um anúncio de TV sobre a Emenda Quatro. Essa iniciativa eleitoral de aborto visa revogar a proibição de seis semanas e levar a legislação do estado para um ponto de viabilidade, aproximadamente 24 semanas, com exceções para a saúde.

O anúncio também direciona os telespectadores para um site, pago com dinheiro público. O site, publicado pela Agência, afirma que a medida “ameaça a segurança das mulheres” e a critica por ser abrangente e vaga.

“Este site está repleto de declarações comprovadamente falsas”, disse Michelle Morton, advogada da ACLU da Flórida. “Por isso, estamos desafiando o uso indevido do dinheiro dos contribuintes para mentir aos eleitores sobre esta emenda.”

A ACLU foi vaga nos detalhes, mas informou que uma queixa seria apresentada no tribunal estadual em nome da campanha “Sim à Quatro”. Fontes indicaram que o processo pode ser registrado já na quinta-feira.

“Isso não é o que o governo deveria fazer”, disse Morton. “Isso não é normal.”

A escalada ocorre um dia após o advogado do Condado de Palm Beach, Adam Richardson, apresentar seu próprio desafio legal. Ele pediu à Suprema Corte da Flórida que interviesse, alegando que autoridades estaduais — incluindo o governador Ron DeSantis (R-FL) — “estão conduzindo uma campanha para interferir na eleição.”

Os juízes concordaram em acelerar o processo na quarta-feira, dando às partes até o final do mês para responderem.

DeSantis, na segunda-feira, defendeu o site e os anúncios de TV, afirmando que estavam “dentro da lei”. Ele chamou o esforço de “anúncio de utilidade pública” e disse que o estado estava informando, não persuadindo.

“Está sendo usado pela agência AHCA para basicamente fornecer informações precisas”, disse DeSantis. “Acho que isso é algo muito importante. Francamente, muitas pessoas geralmente não recebem essas informações de forma adequada.”

A AHCA também defendeu a página, afirmando em uma declaração recente:

“Parte da missão da Agência é fornecer informações e transparência aos floridianos sobre a qualidade dos cuidados que recebem. Nossa nova página de transparência serve para educar os cidadãos da Flórida sobre as leis atuais de aborto do estado e fornecer informações sobre uma proposta de mudança de política que impactaria os cuidados em todo o estado.”

relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -

Mais Lidas

Recentes