Abraão creu contra a esperança. Quando falamos de esperança, estamos falando de algo que está diretamente ligado à fé. A Bíblia diz que “Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não veem” (Hebreus 11:1). A fé é um estado em que estamos esperando com a certeza de que vamos receber algo.
Abraão creu contra a esperança (Romanos 4:18). Geralmente, acreditamos quando as coisas são favoráveis, quando parece que temos tudo em abundância. Mas uma das marcas da fé é crer mesmo quando não temos nada, quando nossa única fonte é a fé. Esse é o conflito que todos enfrentamos: temos dificuldade de descansar em Deus apenas quando as coisas parecem favoráveis.
Mas se olharmos para a Bíblia, para Jesus, vemos que Ele descansou em meio à tempestade, enquanto o barco balançava e os discípulos estavam cheios de medo. Jesus descansava porque tinha controle sobre o vento e o mar. E, com apenas uma palavra, acalmou aquela tempestade: “E ele, despertando, repreendeu o vento, e disse ao mar: Cala-te, aquieta-te. E o vento se aquietou, e houve grande bonança” (Marcos 4:39).
É isso que precisamos aprender. Precisamos crer, não só quando as coisas são aparentemente favoráveis, mas também no meio dos vendavais e momentos difíceis, sabendo que Deus está no controle e jamais perde a direção.
Neste sábado, que você possa descansar no Senhor, acreditar n’Ele, confiar e saber que precisamos crer e esperar. A esperança, como eu disse, é um estado permanente, algo que precisa ser alimentado constantemente. Esse estado, fruto da fé, nos dá a certeza de que, na hora certa, aquilo que mais almejamos virá ao nosso encontro.
Pastor Ebenezer Saint