Tuesday, April 8, 2025
spot_img
InícioColunistasDo Temperamento à Transformação: Como Deus Usa Nossa Personalidade para a Sua...

Do Temperamento à Transformação: Como Deus Usa Nossa Personalidade para a Sua Glória

Costumo dizer que se eu fosse homem estaria sempre em confusão devido o meu temperamento colérico sanguíneo. Mesmo para uma mulher, sempre me saí muito bem dos problemas por conta de ser assim, destemida e atrevida (aquela pessoa que responde na cara sem medo do que pode acontecer). O que, por outro lado, pode ser bem perigoso. Durante um tempo considerável, fui taxada de confuseira, queixuda, chata e cri-cri. Sofri muito porque me sentia inadequada e perdida. Até entender que Deus tinha me feito assim, não para viver estressada, mas para ser audaciosa para o Reino; ou seja, ter coragem para falar da Palavra aonde eu fosse, não ter medo de responder àqueles que zombassem da minha e saber impor limites em situações, e pessoas, porque ser crente não é ser tolo.

Sabemos que um dos frutos do Espírito é o domínio próprio. E, como diz lá no livro de Provérbios capítulo 25 e versículo 28: “Como cidade derribada, que não tem muros, assim é o homem que não tem domínio próprio.”  Ou seja, uma pessoa sem domínio próprio põe em perigo a si e aos que estiverem com ele, porque é facilmente provocado, iracundo e violento. 

Vemos exemplos de falta de controle todos os dias nos jornais, Instagram e afins. Homens, e mulheres, que matam outros por discussões de trânsito, rompimento de relacionamentos, dívidas, mal entendidos, tudo porque são como cidades desprotegidas, são fáceis de se irarem. São mães, pais, maridos violentos porque não sabem lidar com uma rejeição, limites ou um simples não.

Sei que o que falo não é simples e fácil de lidar. Alguns de nós vai precisar de terapia para aprender a lidar com a raiva; mas todos nós precisamos do Senhor e do seu Espírito para ter sob domínio o nosso temperamento e deixar que o Senhor o transforme para ser usado para a Sua glória. Ao invés de brigar, promover a paz; ao invés de agredir, ser a mão estendida para ajudar; ao invés de ser impaciente, ser controlado e ajudar quem precisa. É transformar com o poder do Espírito Santo em nós, o que poderia ser para destruição própria, em bênção!

E isto ocorre quando buscamos a Deus, nos humilhamos diante Dele e entregamos tudo o que somos ao Seu poderio. E trabalhando a nossa mente, através do conhecimento da boa, perfeita e agradável vontade de Deus para a nossa vida, vamos aprendendo a ser mansos e obedientes a Ele, enquanto a sua paz toma conta de nosso ser.

Como cristãos, sabemos que a nossa natureza humana está mortalmente ferida, e se não alimentarmos a nossa nova natureza, a de Cristo, sabemos que a antiga ganhará forças e pode nos destruir. Por isso, devemos vigiar, orar e jejuar, a fim de andarmos em constância na Palavra. 

“Mas o fruto do Espírito é amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio. Contra essas coisas não há lei.” Gálatas 5:22-23

Desejo que o Senhor continue nos guiando e ensinando como devemos viver, para não envergonharmos o seu nome. Sejamos testemunhas do poder do Espírito e tenhamos nosso caráter moldado à imagem de Cristo.

Fique bem. Fique na paz de Cristo Jesus.

- Advertisment - Banner Promocional Amika
Zucleide Cruz
Zucleide Cruzhttps://autorando.com.br/zucleide-cruz/
Zucleide Cruz é escritora, formada em Administração pelo IFPB e técnica em enfermagem. Atualmente mora em João Pessoa-PB. Mãe de Zuriel Cruz e Elias Cruz (in memoriam), dedica seus textos, como cristã protestante, a promover a cura emocional, inspirar pessoas a realizarem seus sonhos e manterem a fé e a esperança vivas.
Leia mais

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment - Banner Rotativo

Mais Lidas