Monday, December 23, 2024
spot_img
InícioSem categoriaÚltimas do Oriente Médio: ataques aéreos israelenses atingem alvos no Irã

Últimas do Oriente Médio: ataques aéreos israelenses atingem alvos no Irã

Israel lançou uma série de ataques aéreos antes do amanhecer contra o Irã no sábado, afirmando ter mirado em instalações usadas para fabricar os mísseis disparados contra Israel e locais de mísseis superfície-ar.

O ataque aumenta o risco de uma guerra total entre os arqui-inimigos em um momento de crescente violência no Oriente Médio, onde grupos militantes apoiados pelo Irã — incluindo o Hamas em Gaza e o Hezbollah no Líbano — já estão em guerra com Israel.

O Ministério da Saúde do Líbano diz que o total de mortes no último ano é de mais de 2.600, com 12.200 feridos. Os combates no Líbano forçaram 1,2 milhão de pessoas a deixar suas casas, incluindo mais de 400.000 crianças, segundo a agência das Nações Unidas para a infância. Os ataques israelenses mataram grande parte da liderança do Hezbollah desde que os combates aumentaram em setembro.

A ofensiva de Israel em Gaza matou mais de 42.000 palestinos, de acordo com autoridades de saúde locais, que não diferenciam entre militantes e civis. A guerra Israel-Hamas começou depois que militantes liderados pelo Hamas, em 7 de outubro de 2023, abriram brechas na cerca de segurança de Israel e invadiram, matando cerca de 1.200 pessoas — a maioria civis — e sequestrando outras 250.

Últimas atualizações:

Irã promete responder aos ataques de Israel

TEERÃ, Irã — O Ministério das Relações Exteriores do Irã condenou os ataques israelenses a bases militares e disse que o Irã responderá.

Uma declaração do Ministério das Relações Exteriores chamou os ataques de uma clara violação da lei internacional e da Carta da ONU, particularmente no que diz respeito à proibição de ameaças ou uso da força contra a integridade territorial e soberania das nações.

O ministério enfatizou o direito inerente do Irã à autodefesa, conforme refletido no Artigo 51 da Carta da ONU, dizendo que tem a obrigação de responder à agressão estrangeira.

Líder da oposição em Israel diz que o exército deveria ter atacado o Irã com mais força

JERUSALÉM — O líder da oposição de Israel, Yair Lapid, elogiou o trabalho do exército, mas afirmou que Israel deveria ter atacado com mais intensidade.

“A decisão de não atacar alvos estratégicos e econômicos no Irã foi errada. Poderíamos e deveríamos ter cobrado um preço muito mais alto do Irã”, escreveu Lapid em um post no X.

Ele disse que as ações da força aérea mostraram suas capacidades operacionais e que os inimigos de Israel sabem que seu exército é forte e pode atacar em qualquer lugar.

Exército iraniano diz que 2 soldados morreram em bombardeio israelense

TEERÃ, Irã — O exército iraniano disse que dois soldados foram mortos em ataques israelenses.

A declaração do exército foi divulgada pelo canal em árabe da TV estatal, Al-Alam. O relatório não trouxe mais detalhes.

Irã afirma que ataques israelenses miraram bases militares em 3 províncias, causando ‘danos limitados’

DUBAI, Emirados Árabes Unidos — O exército iraniano disse no início de sábado que os ataques israelenses no país miraram bases militares nas províncias de Ilam, Khuzistão e Teerã, causando “danos limitados”.

A declaração das forças armadas do Irã foi lida na televisão estatal, que não mostrou imagens dos danos descritos. O exército iraniano afirmou que suas defesas aéreas limitaram os danos causados pelos ataques, sem fornecer provas adicionais.

Israel disse que lançou ataques visando fábricas de mísseis e outros locais no país.

Israel afirma que concluiu ataques ao Irã, incluindo fábricas de mísseis

DUBAI, Emirados Árabes Unidos — Israel disse no início de sábado que concluiu seus ataques ao Irã. O exército israelense emitiu uma declaração dizendo que seus aviões “retornaram para casa em segurança”.

Seus aviões “atingiram instalações de fabricação de mísseis usadas para produzir os mísseis que o Irã disparou contra o estado de Israel ao longo do último ano”, disse o exército. “Esses mísseis representavam uma ameaça direta e imediata aos cidadãos do estado de Israel.”

Acrescentou que também “atingiu conjuntos de mísseis superfície-ar e capacidades aéreas adicionais do Irã, que tinham como objetivo restringir a liberdade de operação aérea de Israel no Irã.” Não foi feita uma avaliação de danos.

O Irã reconheceu apenas “danos limitados” em instalações militares.

Os ataques aéreos ao Irã no início do sábado foram uma retaliação a um ataque de mísseis balísticos em 1º de outubro, disseram autoridades israelenses. O ataque, ameaçado há semanas por Israel, ocorre enquanto o Oriente Médio se encontra à beira de uma guerra regional, mais de um ano após o ataque inicial do grupo militante Hamas a Israel. Desde então, Israel lançou uma devastadora ofensiva terrestre na Faixa de Gaza e uma invasão ao vizinho Líbano, visando militantes há muito armados e apoiados por Teerã.

The independent

- Advertisment - Banner Promocional Amika
Leia mais

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment - Banner Rotativo

Mais Lidas