Início Brasil Brasileiro não se sente seguro ao expor sua opinião

Brasileiro não se sente seguro ao expor sua opinião

0
OPINIAO

Uma pesquisa realizada pelo Instituto Paraná divulgou, que uma grande parcela de brasileiros temem serem punidos ao exporem suas opiniões.

Os dados apontam que a maioria da população, cerca de 61%, teme ser punida por falar ou escrever o que pensa.

Apenas 32,4% dos entrevistados pelo instituto dizem acreditar que podem falar ou escrever o que pensa. Outros 6,6% se enquadram em “não sabe/não opinou”.

De acordo com a pesquisa, a percepção de que a população não é livre para falar e escrever o que pensa é majoritária em todas as faixas etárias de entrevistados. Esse entendimento chega aos 65,1% entre as pessoas de 35 a 44 anos.

Considerando os entrevistados por sexo, 60,5% dos homens e 61,5% das mulheres também não acreditam no exercício da plena liberdade de expressão ‘garantida’ pela Constituição. Os brasileiros com escolaridade limitada ao ensino fundamental (60,2%) quanto aqueles de formação de nível superior (62,2%) também possuem a mesma convicção, incluindo a população economicamente ativa (61,6%) quanto inativa (60,1%). Quando voltada ao segmento religioso, a sondagem mostra que católicos (61% dos entrevistados) e evangélicos (64,5%) também compartilham o temor de punição por falarem e escreverem o que pensam.

Pode ser punido por falar ou escrever o que pensa: 61,0%;
Pode falar ou escrever o que pensa: 32,4%;
Não sabe/ não opinou: 6,6%.

A pesquisa foi feita entre os dias 27 de abril e 01 de maio de 2024 com 2020 eleitores em 160 municípios brasileiros de 26 Estados e do Distrito Federal. A amostra atinge um grau de confiança de 95,0% para uma margem estimada de erro de 2,2 pontos percentuais.

ZIP News

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Exit mobile version