Acordar no meio da noite ou nas primeiras horas da manhã regularmente não é o ideal quando se tenta alcançar as sete a nove horas recomendadas de sono a cada noite.
Mas agora, um especialista em saúde forneceu uma razão pela qual você pode estar experimentando esse padrão de sono interrompido.
Dave Asprey, empreendedor, autor e guru de estilo de vida, explicou em um vídeo para seus 1,1 milhão de seguidores que acordar nas primeiras horas pode ter a ver com os níveis de açúcar no sangue.
Quando ocorre uma queda nesses níveis, cortisol e adrenalina são liberados no corpo e, consequentemente, esses hormônios do estresse são a razão pela qual acordamos de repente.
“Para a maioria das pessoas que acorda entre 3h e 5h e não consegue voltar a dormir, geralmente é devido a uma queda no açúcar no sangue”, disse ele.
Nesse processo, a liberação de cortisol e adrenalina também causa mais glicose, e outro fator que afeta esses níveis hormonais é o estresse crônico – o que acaba impedindo que você tenha um sono sem interrupções.
“O problema é que o cortisol e a adrenalina te acordam. Enquanto o cérebro consegue o que deseja, você não obtém seu sono.”
Então, você pode estar se perguntando se há uma maneira de combater isso para conseguir aquelas preciosas horas extras de descanso – e, de acordo com Asprey, há algo que você pode fazer antes de dormir.
Embora comer antes de dormir não seja recomendado por especialistas em sono, Asprey acredita que um “pequeno lanche antes de dormir” pode ajudar.
(E não, não é um pacote de biscoitos ou chocolate…)
O lanche que Asprey diz que devemos consumir é “mel cru, colágeno, óleo MCT ou uma mistura dos três”.
Mas o que esses três produtos têm em comum?
De acordo com pesquisas, mel cru, colágeno e óleo MCT podem fornecer energia sustentada sem a queda de açúcar no sangue mencionada anteriormente.
Se nossos níveis de açúcar no sangue não caem, os hormônios do estresse não são liberados e nosso sono não é interrompido.
Links importantes :