Meteorologistas estão monitorando o desenvolvimento potencial de uma tempestade tropical no Caribe, que pode direcionar mais um furacão em direção à Flórida A tempestade tropical Patty pode se formar na região oeste e central do Caribe já na próxima semana, com janela de formação entre 30 de outubro e 2 de novembro, segundo a AccuWeather.
A temporada de furacões se aproxima do último mês, e o risco de desenvolvimento de depressão ou tempestade tropical nesta área é considerado “alto”, coincidindo com a mesma região onde a tempestade tropical Nadine se formou na última semana. Bernie Rayno, meteorologista chefe da AccuWeather, explica: “Há uma possibilidade de uma nova tempestade tropical se formar no meio ou final da próxima semana.”
Caso a tempestade Patty se forme e siga para a Flórida, ela poderia atingir a costa oeste do estado, já afetada pelos furacões Helene em setembro e Milton em outubro. A trajetória exata do possível furacão ainda é incerta, mas condições atmosféricas podem favorecer uma rota em direção à Flórida, segundo o meteorologista Alex DaSilva.
As temperaturas das águas no Caribe estão elevadas, tanto na superfície quanto em profundidade, um fator que pode alimentar a formação de tempestades. Se houver baixa quantidade de cisalhamento de vento, espera-se que Patty se forme. A alta pressão na América Central, conhecida como “Gyre”, também aumenta a probabilidade de formação de ciclones nesta época do ano.
Apesar das preocupações, o Centro Nacional de Furacões (NHC) não prevê, oficialmente, uma ameaça de formação de tempestades tropicais no Atlântico nos próximos sete dias. Contudo, meteorologistas permanecem atentos a Patty, que pode se seguir ao recente furacão Oscar, que fez vítimas em Cuba como uma tempestade de Categoria 1.