Saturday, May 24, 2025
spot_img
InícioBrasilSTF inicia julgamento de militares acusados de tentativa de golpe de Estado...

STF inicia julgamento de militares acusados de tentativa de golpe de Estado no governo Bolsonaro

Nesta terça-feira, 20 de maio de 2025, o Supremo Tribunal Federal (STF) deu início ao julgamento de 12 acusados de envolvimento em uma suposta tentativa de golpe de Estado durante o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro. O grupo, denominado “Núcleo 3” pela Procuradoria-Geral da República (PGR), é composto por 11 militares do Exército e um policial federal. Eles são acusados de planejar ações táticas para efetivar o plano golpista. 

Acusações e réus

A denúncia da PGR, apresentada em fevereiro, alega que os acusados participaram de uma organização criminosa armada, com o objetivo de abolir violentamente o Estado Democrático de Direito e promover um golpe de Estado. As penas para esses crimes podem chegar a 36 anos de prisão. 

Os réus são:
• Bernardo Romão Correa Netto (coronel)
• Cleverson Ney Magalhães (tenente-coronel)
• Estevam Theophilo (general)
• Fabrício Moreira de Bastos (coronel)
• Hélio Ferreira (tenente-coronel)
• Márcio Nunes de Resende Júnior (coronel)
• Nilton Diniz Rodrigues (general)
Rafael Martins de Oliveira (tenente-coronel)
• Rodrigo Bezerra de Azevedo (tenente-coronel)
• Ronald Ferreira de Araújo Júnior (tenente-coronel)
• Sérgio Ricardo Cavaliere de Medeiros (tenente-coronel)
• Wladimir Matos Soares (policial federal)

Defesa e julgamento

Durante o julgamento, as defesas dos acusados negaram envolvimento em qualquer plano golpista e alegaram falta de provas concretas. A defesa do policial federal Wladimir Matos Soares, por exemplo, negou participação em qualquer plano de assassinato e questionou a contextualização das provas apresentadas. 

O julgamento está sendo conduzido pela Primeira Turma do STF, composta pelos ministros Alexandre de Moraes (relator), Flávio Dino, Luiz Fux, Cármen Lúcia e Cristiano Zanin. A sessão teve início às 9h30 e está sendo transmitida ao vivo pela TV Justiça, Rádio Justiça e pelo canal do STF no YouTube. 

Contexto

Este julgamento é parte de uma série de ações judiciais relacionadas a uma suposta tentativa de golpe de Estado após as eleições de 2022, nas quais o então presidente Jair Bolsonaro foi derrotado por Luiz Inácio Lula da Silva. A PGR apresentou denúncias contra 34 pessoas, incluindo militares de alto escalão e ex-ministros, divididas em quatro núcleos para facilitar o julgamento. 

O julgamento do “Núcleo 3” é um marco importante na apuração dos eventos que culminaram na invasão das sedes dos Três Poderes em 8 de janeiro de 2023. As investigações apontam que os acusados teriam planejado ações para anular os resultados eleitorais e impedir a posse do presidente eleito. 

A expectativa é que o julgamento continue nos próximos dias, com a apresentação dos votos dos ministros e a possível abertura de ações penais contra os acusados, caso a denúncia seja aceita.

- Advertisment - Banner Promocional Amika
Leia mais

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment - Banner Rotativo

Mais Lidas