Início Colunistas Jonas: Uma Reflexão Sobre Misericórdia e Justiça Divina

Jonas: Uma Reflexão Sobre Misericórdia e Justiça Divina

0
Homem pensativo sentado na pedra, olhando para o mar. Vestida de jaqueta quente com capuz.
Pensive man sitting on the stone, looking at the sea. Dressed in warm jacket with hood. Back view.
Banner Promocional Amika

Existem momentos que a dor pela maldade humana é tanta que chego a pensar em desistir de vez de orar por nós.

Sabe, acabo entendendo o profeta Jonas. Ele teve que ir a uma cidade onde Deus lhe mandara. A temida e horrenda NÍNIVE!!
Era motivo de vergonha ser comparado com os habitantes de Nínive. Eles eram conhecidos por sua maldade.

Mas Jonas decidiu fugir dessa missão. Aliás, pensava ele que indo para outro lugar, estaria escondido de Deus. Jonas ainda não sabia que de Deus não tem como se esconder, afinal, Ele nos conhece e não há um só ligar que Ele não conheça!!
Enfim, depois de uns contratempos (ficou uns dias na barriga do grande peixe, refletindo),decidiu que estava pronto para obedecer ao Senhor.

A coisa toda é que, depois de num só dia percorrer toda a Nínive falando o que Deus tinha mandado, Jonas ficou muito chateado quando, dias depois, viu que Deus não mais cumpriria sua ameaça.

Realmente, ele ficou enfurecido!! Ele ainda argumentou com o Senhor que, justamente porsaber que Deus é “misericordioso e compassivo, muito paciente, cheio de amor”, é que ele tinha fugido para Társis, pois no fundo ele sabia que Deus não cumpriria a ameaça de destruir a rebelde e devassa Nínive.

Mas, para surpresa de Jonas, e talvez ele não percebeu isto:”Os ninivitas creram em Deus. Proclamaram um jejum, e todos eles, do maior ao menor,
vestiram-se de pano e saco (humilharam-se).

Quando as notícias chegaram ao rei de Nínive, ele se levantou do trono, tirou o manto real, vestiu-se de pano de saco e sentou-se sobre cinza (reconhecimento de seu pecado). Então fez uma proclamação em Nínive: ‘ Não é permitido a nenhum homem ou animal, boi ou ovelhas, provar coisa alguma; não comam nem bebam! Cubram-se de pano de saco, homens e animais. E todos clamem a Deus com todas as suas forças. Deixem os maus caminhos e a violência.

Talvez Deus se arrependa e abandone a sua ira, e não sejamos destruídos. Tendo em vista o que eles fizeram e comoabandonaram os seus maus caminhos, Deus se arrependeu (compadeceu) e não os destruiu como tinha ameaçado.”
Assim é Deus, misericordioso e compassivo, muito paciente e cheio de amor. Um coraçãomole, digamos assim

. E ainda bem que é assim. Já pensou se ele tivesse que ser como somos?? Eu entendo Jonas, eu também ficaria chateada após ter feito todo um
planejamento de fuga, saído as pressas da minha casa, tudo para não anunciar uma coisa que, pensando eu, não daria em nada!! Mas no fundo, o que Jonas sentia, era aquilo que sentimos quando vemos um estuprador e assassino sendo morto ou surrado: sentimento de justiça.

Pensamos que isto é justo que aconteça a ele, afinal, ele é mal e merece ser
punido, inclusive com a destruição. Penso que era este o sentimento de Jonas. Lá no fundo ele sabia que ninguém, em sã consciência quer morrer, e que, uma vez anunciado o que Deus faria, o povo se converteria. E Jonas, sendo homem, provavelmente, sabendo de toda a maldade de Nínive, devia imaginar que eles mereciam a punição de Deus.

Mas Deus não pensa como nós. E se Ele pensasse, nem eu e nem você estaríamos aqui. Pois para Deus pecado é pecado, não tem essa de grande ou pequeno.
Deus, em sua infinita misericórdia, deu uma pequena lição a Jonas. Chamo de LIÇÃO DA PLANTA.

Ele permitiu que uma planta crescesse e desse sombra a Jonas, para livrá-lo do calor. Mas no dia seguinte a planta estava morta. Jonas ficou feito menino emburrado e disse que preferia morrer. E Deus lhe pergunta :
“Você tem alguma razão para estar tão furioso por causa da planta??”
Respondeu Jonas: “Sim, tenho!! (que atrevido!) E estou furioso ao ponto de querer morrer.” ( Eita, eu teria realizado o desejo dele )

Mas o Senhor lhe disse: “Você tem pena dessa planta, embora não a tenha podado nem a tenha feito crescer. Ela nasceu numa noite e numa noite morreu. Contudo, Nínive tem mais de cento e vinte mil pessoas que não sabem nem distinguir a mão direita da esquerda, além de muitos rebanhos. Não deveria eu ter pena dessa grande cidade?”


Posso até imaginar a cara de Jonas, cara de quem ainda não tinha pensado nisto!!
Pois é, amigos, eu ainda fico com cara de boba quando o meu coração me faz lembrar dessa resposta de Deus a Jonas. Por mais que a humanidade esteja como está, é porque eu e você não temos ido falar das verdades e punições de Deus, sim, Ele é amor mas também devemos lembrar o povo que Ele é justiça!!!


Como Jonas, fugimos para esta ou aquela cidade menos violenta; para esta ou aquela igreja mais moderna e liberal, ficamos sentados, esperando a vinda do Mestre e a sua justiça contra a humanidade má e perversa.
Lembremos da Planta. Deus fez esse mundão. E por mais que eu fique triste e chateada com tudo de ruim que acontece, eu não sou e nem penso como Deus, que é misericordioso e compassivo, muito paciente e cheio de amor.


Então, como Jonas, me calo e peço perdão ao Senhor por minha maldade. Pois sim é maldade não ter misericórdia e compaixão pelas almas que não sabem “distinguir a mão direita da esquerda” e que, como Nínive, só irão aprender quando um Jonas falar de Deus.

Sejamos o JONAS (renovado) para nossa geração.
Fiquem com Deus.


SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Exit mobile version