Desde pequena ouvi muitas histórias da Bíblia. Minha avó era quem as contava para mim. Eu ficava na cama e, ela, na rede. Ela era muito expressiva, movia as mãos e ficava com aquele olhar de quem estivesse vendo tudo acontecer e passava para mim, uma moleca de seus sete a nove anos, que ficava encantada, imaginando as cenas que ela descrevia para mim. Amava ficar com minha avó Maria porque parecia que ela entendia minha curiosidade e sabia falar minha língua de criança. Na época, aos meus sete anos, eu queria aprender a ler logo só para ler aquele livro incrível que ela lia pra mim, a Bíblia Sagrada.
Através da minha avó Maria aprendi a amar a Bíblia. E, quando aprendi a ler, a primeira história que li foi a de Jefté. Lembro-me que a história dele me marcou muito. E outra que sempre amei ler porque me passa uma tranquilidade e renova minha esperança é o Salmos 23. A um tempo adquiri uma Bíblia de tradução contextual que garante uma tradução, respeitando as regras gramaticais e preservando o sentindo dos originais, o mais próximo dos escritos. E, lendo o Salmos 23 nessa tradução, num momento que eu precisava fortalecer a minha fé e confiança, eu leio “YHVH é meu pastor, nada me falta.”
Continuei a leitura e percebi o quanto ela trazia para o presente, o agora, toda a certeza do amor, bondade e misericórdia de Deus. Em outras traduções, como todos sabem, está “nada me faltará”. Mas percebem o quanto muda quando se diz “nada me falta”? É uma afirmativa, no presente, de uma certeza inabalável. Durante a leitura de todo o Salmos 23, veremos outras afirmativas, como essas:
• “Ainda que ande em vale de sombra de morte, não temerei mal algum, porque Tu estás comigo, Tua vara e teu cajado me infundem (inspiram, incuti) alento (vigor, alimenta)” Ou seja, problemas, doenças, situações inesperadas vão ocorrer, porém, o Senhor dará vigor à nossa alma para não temer o “vale”. Imagina, sentir-se alimentado, revigorado em meio à situação e se sair bem, porque o Senhor está contigo?! Ele te fortalece.
• “Em lugares de tenros pastos me faz descansar, junto a águas de repouso me conduz.” Sempre que leio a Palavra de Deus me sinto assim, como que tirando uma pausa no meio do caos, me sinto como quem está diante de um lugar lindo, tranquilo e que ajuda a aquietar a minha alma e traz força e conforto para continuar a caminhada. Esse versículo me faz sentir assim.
• “Certamente o bem e a misericórdia me escoltarão todos os dias de minha vida, e na Casa de YHVH morarei por longos dias.” Imagina a cena: você andando pelas ruas de sua cidade, dia após dia, dormindo e acordando, e ao teu redor, te escoltando protegendo, a bondade e a misericórdia de Deus!! Nossa, fico muito empolgada ao me imaginar sendo escoltada assim. Que privilégio o nosso! Glória a Deus.
Por um momento, feche seus olhos e imagina essa cena, imagina você deitado em um lugar que te traz paz, tranquilidade; em seguida, olha ao teu redor e veja a companhia do Senhor, Ele caminhando contigo, lado a lado, nos momentos que você se sentiu como que se fosse morrer, seja físico, mental, psicológico ou espiritualmente, e ao ler a Palavra de Deus, você é lembrado que não está só, que Deus está contigo. Não porque você e eu sejamos bons, nada disso. Somos maus. Mas como diz no próprio Salmos 23, “por amor de seu Nome”, somos restaurados na alma, fortalecidos em meio aos vales da vida, e protegidos pela bondade e misericórdia Dele, enquanto decidimos viver em sua Casa, por toda nossa vida.
O Salmos 23 é o salmista afirmando confiar em Deus e declarando que ele sabe que o Senhor tem cuidado dele, mesmo naqueles momentos que parecem injustos, difíceis, confusos, mas ele sabe que não está sozinho e que o nome do Senhor será exaltado através de sua vida. Desde que permaneça fiel e confiante, Nele.
Desejo que a certeza do Deus que nos cuida no presente, no agora, tome seu coração nesse momento e te traga paz. Quando sentir medo ou que está se esquecendo dessa verdade, abra sua Bíblia e leia esse Salmos 23 e deixa o Espírito do Senhor te levar a sentir o que Davi sentiu no dia que o escreveu. Que toda paz, alegria e confiança, apesar das circunstâncias aparentemente desfavoráveis que possamos estar vivendo, possa preencher nosso coração e nos faça engrandecer ao nome do Senhor.
Fica bem. Fica na paz de Cristo Jesus.