Início Brasil Supremo Tribunal Federal inicia julgamento que pode tornar Jair Bolsonaro réu por...

Supremo Tribunal Federal inicia julgamento que pode tornar Jair Bolsonaro réu por tentativa de golpe de Estado

0
ulgamneto de Jair Messias Bolsonaro

O Supremo Tribunal Federal (STF) do Brasil inicia nesta terça-feira, 25 de março de 2025, o julgamento que decidirá se o ex-presidente Jair Bolsonaro e outros sete acusados se tornarão réus por suposta tentativa de golpe de Estado após as eleições de 2022. A Primeira Turma do STF analisará a denúncia apresentada pela Procuradoria-Geral da República (PGR), que acusa Bolsonaro de liderar uma trama golpista e de incitar atos violentos que culminaram na depredação da Praça dos Três Poderes em 8 de janeiro de 2023. 

O julgamento está programado para ocorrer em três sessões: na manhã e na tarde de terça-feira (25), às 9h30 e às 14h, respectivamente, e, se necessário, uma sessão extra na manhã de quarta-feira (26), às 9h30. Nesta fase, os cinco ministros da Primeira Turma avaliarão se aceitam a denúncia da PGR. Caso a denúncia seja aceita, será aberta uma ação penal, tornando Bolsonaro e os demais acusados réus. Somente ao final dessa ação penal, após a oitiva de todas as testemunhas e réus, é que poderá haver uma eventual condenação e possibilidade de prisão. 

Para garantir a segurança durante o julgamento, o STF implementou medidas especiais, incluindo reforço na segurança física e cibernética, além de transmissão ao vivo das sessões. Essas precauções visam assegurar a integridade do processo e a transparência perante a sociedade.

Paralelamente, Eduardo Bolsonaro, filho do ex-presidente, anunciou sua renúncia ao cargo de deputado federal e sua mudança para os Estados Unidos. Eduardo pretende buscar apoio internacional contra o que considera perseguição à sua família e aliados, além de trabalhar pela anistia dos envolvidos nos atos de 8 de janeiro de 2023. 

O julgamento de Jair Bolsonaro no STF representa um momento crucial na história política do Brasil, refletindo a importância da manutenção do estado democrático de direito e da responsabilização de líderes políticos por suas ações.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Exit mobile version