O deputado federal Eduardo Bolsonaro utilizou suas redes sociais para criticar duramente a atual gestão federal em relação ao preço dos combustíveis.
Segundo o parlamentar, o valor da gasolina atingindo o patamar de R$ 9 em certas regiões é de responsabilidade direta do governo Lula. Dessa forma, o deputado resgatou medidas adotadas durante o mandato de seu pai, Jair Bolsonaro, para traçar um comparativo entre as políticas econômicas.
O embate político sobre o ICMS e PIS/Cofins
Na publicação, Eduardo recordou que a redução do PIS/Cofins foi implementada pela gestão anterior como uma estratégia para conter a inflação energética. Além disso, o parlamentar enfatizou que o governo passado enfrentou embates jurídicos e políticos com os estados para reduzir a alíquota do ICMS. Para o deputado, essa postura foi adotada priorizando o poder de compra da população brasileira frente à crise global de preços.
Críticas à postura do governo federal frente aos governadores
Por outro lado, a atual administração é acusada por Eduardo de ser conivente com as arrecadações estaduais. De acordo com o deputado, Lula preferiu não confrontar os governadores em vez de defender o cidadão que paga caro na bomba. Consequentemente, a falta de uma política de desoneração agressiva, semelhante à de 2022, é apontada como a causa para a manutenção dos preços elevados em diversos estados.
O cenário atual dos preços dos combustíveis no Brasil
Atualmente, o mercado de combustíveis enfrenta flutuações baseadas na nova política de preços da Petrobras e em fatores externos. Embora o governo federal defenda que a estabilidade é necessária para investimentos, a oposição segue utilizando o custo de vida como principal ferramenta de desgaste político. Portanto, o debate sobre a carga tributária dos combustíveis permanece no centro da polarização política entre aliados de Bolsonaro e a base governista.
